21 de fevereiro de 2013

CRIMES A BANCOS AUMENTARAM 60% NO CEARÁ, DIZ SINDICATO


O delegado da Polícia Civil (PC), Romério Almeida, discorda dos dados e afirma que os números baixaram em 80%.


A ocorrência de ações criminosas relacionadas a bancos no Ceará aumentou em 60%, segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará. Nos 50 primeiros dias de 2013, conforme o levantamento, houve 16 ataques contra 10 ataques do ano anterior. A Polícia Civil não reconhece os números e considera que a violência está sendo reduzida.

Os dados mostram que somente nos primeiros 50 dias de 2012 foram registrados cinco casos de assaltos à agência bancária, um arrombamento a caixa eletrônico e quatro tentativas frustradas de explosão, assalto, arrombamento e assalto a carro-forte. Neste mesmo período em 2013 os registros mostraram a ocorrência de 14 ações, além de um tentativa frustrada de explosão e arrombamento.
O titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), delegado Romério Almeida, discorda dos dados e afirma que os números baixaram em 50% no comparativo dos 50 primeiros dias do ano de 2012 e 2013. De acordo com o delegado, houve uma redução drástica nas ações contra bancos, carros-fortes, agências e caixas eletrônicos. Romério explica que para a Polícia Civil os casos de saidinha bancária não são considerados roubo a banco, mas à pessoa física. Estes crimes, portanto, não têm ligação com a agência bancária e, assim, não entram nas estatísticas.
Em janeiro de 2012 foram registradas oito ações contra quatro registrados pelo sindicato no mesmo período deste ano. Já em fevereiro de 2012 foram três ações contra os dois registrados neste mês. Dos crimes realizados neste ano, Romério cita um arrombamento no município de Várzea Alegre, na região Sul do Ceará; dois assaltos na Grande Fortaleza e no município de Senador Sá, na região Norte do Estado, além do recente arrombamento no caixa eletrônico de uma agência localizada na Avenida Luciano Carneiro, em Fortaleza.
Reforço no Ceará
No início do mês de fevereiro o Governo do Estado promoveu a distribuição de 920 novos policiais militares para reforçar a segurança dos municípios com menor efetivo. Para o delegado, o reforço é significativo. “É importante a ida dos policias porque reforça o contingente nesses locais”. Segundo ele o reflexo já foi percebido durante uma ação frustrada de um assalto no município de Monsenhor Tabosa, no Sertão Central, no último dia 18 de fevereiro. “O reforço policial no local permitiu que houvesse confronto com os bandidos que saíram sem praticar o roubo que estavam planejando”, informou.
Fonte: Jangadeiro

Nenhum comentário: