16 de setembro de 2012

COTAR FAZ DESARMAMENTO NO INTERIOR EM COMBATE AO CRIME.

A nova tropa de elite da PM do Ceará, o Comando Tático Rural apreendeu 73 armas de fogo em operações no Interior.
Setenta e três armas de fogo, entre elas, dois metralhadoras e dois fuzis, além de rifles, espingardas, pistolas e revólveres, foram apreendidos nos dois últimos meses numa ação do novo grupo de elite da Polícia Militar do Ceará. O Comando Tático Rural (Cotar), subordinado ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), começa a mostrar eficiência no Sertão cearense, onde atua, prioritariamente, seguindo as diretrizes traçadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e pelo Comando-Geral da PM.


Criado por iniciativa pessoal do titular da SSPDS, coronel PM Francisco José Bezerra Rodrigues, o Cotar apoia as operações desencadeadas pelos efetivos da PM no Interior, isto é, destacamentos, companhias e batalhões. A caça a bandidos responsáveis por ataques a bancos, carros-fortes, postos dos Correios, além de traficantes de drogas e armas, pistoleiros e ladrões de cargas é a rotina dos policiais que formam a unidade.

No Estado
O grupo não tem uma área de operação fixa, embora sua sede seja no próprio Quartel do BPChoque, nesta Capital. Ele pode atuar no Ceará inteiro, do Litoral Leste ao Cariri, da Ibiapaba ao Vale do Jaguaribe. Desde a sua criação, em abril último, o Cotar já realizou prisões em diversos Municípios cearenses, com destaque para as cidades de Viçosa do Ceará, Acopiara, Morada Nova, Pedra Branca, Tamboril, Novo Oriente, Crateús, Hidrolândia, Independência, Baturité e Tianguá.


A tropa foi treinada para atuar de forma ofensiva contra o crime no Interior fotos: José leomar

Durante a solenidade que marcou o início oficial das atividades do grupo, o secretário da Segurança Pública já avisava, "O Cotar será uma vacina eficaz, que vai combater os criminosos no Interior, e será com o um anjo da guarda para aquelas cidades que contam com pequenos efetivos. Vamos atacar com capacidade efetiva de resposta e reprimir esses grupos criminosos que vêm desafiando a todos", disse Bezerra.

Com um efetivo atual de 64 homens, que poderá ser ampliado até o fim do ano, o Comando Tático Rural apreendeu também nos últimos meses uma vasta quantidade de munições que estavam nas mãos de delinquentes. Além disso, atuou de forma eficaz durante um motim de presos que ocorreu na cadeia pública da cidade de Pedra Branca (261Km de Fortaleza) quando foi necessária uma intervenção tática, seguida de varredura, após os detentos terem se rebelado e tentado uma fuga em massa da unidade penal.


A quinta unidade de elite do Batalhão de Choque conta com armamento de alto poder de fogo, inclusive metralhadoras antiaéreas, fuzis, carabinas e granadas.


Banco

Já na cidade de Independência (309Km da Capital), uma operação impediu que uma quadrilha atacasse a agência do Banco do Brasil daquele Município, quando os militares prenderam um homem que, através de um telefone celular, repassava informações ao restante do bando sobre como o assalto seria realizado na agência.

Já no dia 1º deste mês, ação semelhante aconteceu em Morada Nova (161Km de Fortaleza), onde também patrulhas do Cotar que faziam buscas de rotina no Vale do Jaguaribe, interceptaram uma caminhonete Hilux e prenderam um homem armado. Ele também, segundo as autoridades, planejava atacar um banco local. Já na cidade de Viçosa do ceará (365Km da Capital), uma operação que ocorreu no último dia 9 culminou na prisão de dois homens que comercializavam armas de fogo.

Foram apreendidas sete espingardas, três revólveres, e grande quantidade de munição para armas de diversos calibre, incluindo de pistolas 380.

Para a formação do novo grupo de elite, a Polícia Militar preparou o efetivo em um exaustivo e longo treinamento que teve como base a Academia Estadual da Segurança Pública (Aesp).

Aeronaves
Os militares passaram por uma formação de combate que incluiu, entre outras táticas, o embarque e desembarque rápido em aeronave em meio a cerco policial e confronto armado (tiroteio), com o apoio de helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Os policiais também realizaram treinamentos com simulação de operações com o uso de artefatos (bombas e granadas).

Já a parte de logística foi um dos pontos de destaque para a efetivação do grupo, com a aquisição de viaturas, telefones global com satélites (permitindo assim que os grupos possam se deslocar rapidamente de uma região do Interior para outra a qualquer hora do dia) e armamento de grande poder de fogo, como fuzis, pistolas e até metralhadoras antiaéreas.

Com a criação do Cotar, o Batalhão de Polícia de Choque da PM cearense conta, agora, com cinco companhias. São elas, o Comando Tático Motorizado (Cotam), Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Controle de Distúrbios Civis (CDC), Roca (Rondas com Cães/Canil) e o Comando Tático Rural (Cotar).

O treinamento específico do BPChoque é direcionado para ações de grande risco, como ataques a bancos e carros-fortes, sequestros, rebeliões em presídios e tumultos de rua (distúrbios).

NÚMERO

64 policiais formam o efetivo do Cotar. O grupo passou por um intenso treinamento na Academia Estadual de Segurança Pública antes de entrar em ação
 
FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA
Fonte: DN

4 comentários:

Anônimo disse...

Encelente gupo! mas tar faltando apoio aqui em nossas divisas (Chaval, Granja/divisa com Piaui).

Anônimo disse...

Realmente o grupo tar de parabens... mas eu na minha visao Policial militar nos atuais dias de hoje todos os pm's deveiam passar por tais treinamentos... Pois nos aqui to interior somos quase esquecidos... falta de encentivo e muito mais. Esses cursos policiais são encelentes O Sr. Cmt geral deveria olhar os seus nobres guerreios do interior e fazer com que esses cursos chegasse as Cias do interior.

Anônimo disse...

Muito bom... mas no interior a realidade é muito diferente na maioria das vezes nos Destacamentos lá estão apenas dois guerreiros armados apenas com os velhos trinta e oito.

Anônimo disse...

SÓ ESTÁ FALTANDO O COTAR DÁ UMA PASSADINHA AQUI EM TIANGUÁ!DÁ UMA VOLTA NA ZONAL RURAL A NOITE,E VOÇÊ VAI TEM UMA GRANDE SUPRESSA,VAI TER MUITA GENTE ARMADA ATÉ O DENTE.TIANGUÁ ESTÁ VOLTANDO AO VELHO NOME DE ORIGEM TIANBALA...