21 de agosto de 2012

SEGURANÇA PÚBLICA RENOVADA COM LEI QUE REESTRUTURA PM E AMPLIA EFETIVO.

Novos comandos e batalhões serão criados e o efetivo terá mais 3.200 policiais até 2014, chegando a 18 mil PMs
O governador do Estado, Cid Gomes, enviou, ontem, à Assembleia Legislativa o projeto de lei que deverá causar uma completa transformação na Polícia Militar do Ceará. Aumento significativo de efetivo, novas vagas no oficialato e reestruturação completa das unidades operacionais da Capital, região metropolitana e do Interior serão os principais impactos da mudança com a aprovação e execução da lei. Até 2014, serão mais 3.200 novos policiais militares, sendo três mil praças e 200 oficiais.


A Lei de Organização Básica da PM (LOB) vai resgatar, segundo o Comando da Corporação, o fluxo de aumento de efetivo e tornar menores as áreas operacionais de cada unidade, seja batalhão ou companhia. "Com isso, haverá mais policiais por área, já que o número de Municípios cobertos por cada batalhão ou companhia diminuirá", explica o coronel Werisleik Ponte Matias, comandante-geral da PM.

"Para se ter uma ideia disso, a Companhia do Brejo Santo (500Km de Fortaleza), que hoje é responsável pela segurança de 13 Municípios, ficará responsável somente por cinco, e com o mesmo efetivo. Portanto, serão mais policiais por cidade, Município e região", diz Matias.


Entusiasta da ideia de modernizar as ações operacionais da PM e aumentar seu efetivo, o secretário da Segurança Pública do Estado, coronel Francisco Bezerra, recebeu o apoio do governador, e a lei agora está na Assembleia FOTO: ALEX COSTA

Lutou

Responsável pelo projeto de reestruturação da instituição e seu principal defensor junto ao Governo, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel PM Francisco José Bezerra Rodrigues, não escondeu, ontem, a sua alegria pelo gesto do governador. "A Polícia vai crescer, e com ela a segurança do cidadão cearense", declarou.
"Este era o desejo de toda a Corporação. Uma luta de mais de dez anos. Comprei a briga, lutei. O governador foi sensível e quer a segurança de todos os cearenses", completou Bezerra.

Nas mudanças previstas na LOB estão a criação de 14 novos batalhões da PM em todo o Estado, sendo três em Fortaleza, quatro na Região Metropolitana e mais quatro no Interior e três especializados. Na Capital serão o 8º BPM (Aldeota), 16º BPM (Messejana) e o 17ºBPM (Conjunto Prefeito José Walter). Na região metropolitana, o 12º BPM (Caucaia), 14º BPM (Maracanaú), 15º BPM (Eusébio) e Batalhão de Guardas (responsável pela segurança nos presídios). No Interior, os novos batalhões são, 9ºBPM (Quixadá), 10ºBPM (Iguatu), 11º (Itapipoca) e 13ºBPM (Tauá).


O comandante geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias, afirma que a criação de novos batalhões e companhias vai dinamizar a ação da corporação na Capital, região metropolitana e no Interior, no combate à criminalidade FOTO: CAMILA LEITE


Forças especiais

Também foram criados o Comando do Policiamento Especializado (CPE) e o Comando do Policiamento Metropolitano (CPMET). Já o Comando do Policiamento do Interior (CPI), foi dividido em dois, Norte e Sul.
Ao CPI/Norte ficarão subordinados o 3º BPM (Sobral), 4ºBPM (Canindé), 7ºBPM (Crateús) e 11º BPM (Itapipoca). O CPI /Sul vai coordenar o 1º BPM (Russas), 2º BPM (Juazeiro do Norte), 9º BPM (Quixadá), 10º BPM (Iguatu) e 13ºBPM (Tauá). O atual Comando do Policiamento da Capital (CPC) ficará responsável pelo 5º BPM (Centro), 6º BPM (Conjunto Esperança), 8º BPM (Aldeota), 16º BPM (Messejana) e 17º BPM (Conjunto José Walter). Já o Comando de Policiamento Especializado (CPE) vai aglutinar o BPRaio, BPChoque, BPMA (antes CPMA), Batalhão de Policiamento de Eventos, Regimento de Cavalaria e, ainda, o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur).

SAIBA MAIS
Serão instalados os seguintes batalhões, 8ºBPM (Aldeota), 9º BPM (Quixadá), 10ºBPM (Iguatu), 11ºBPM (Itapipoca), 12ºBPM (Caucaia), 13ºBPM (Tauá), 14ºBPM (Maracanaú), 15ºBPM (Eusébio), 16ºBPM (Messejana) e o 17ºBPM (Conjunto Prefeito José Walter).

Também foram criadas no Interior novas companhias em, Aracati, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Icó, Várzea Alegre, Mombaça, Senador Pompeu, Parambu, Redenção, Guaramiranga, Pentecoste, Boa Viagem, Santa Quitéria, Nova Russas, Massapê, Paracuru e Acaraú.

FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA
Fonte: DN

3 comentários:

Anônimo disse...

esse batalhao poderia vir pra camocim !
seria uma boa
pra botar gente ki realmente merece ta na cadeia!

Anônimo disse...

Q notícia boa,eu estou esperando ser convocado para trabalhar na pmce,tomara q o governador cumpra com sua palavra convío nele q ele chame + de 3000 pms até 2014.

Anônimo disse...

Hoje,qual o efetivo da pmce ?