18 de julho de 2012

FORTALEZA CONCENTRA CERCA DE 50% DOS HOMICÍDIOS DO CEARÁ EM 2012.

O Ceará tem uma média de quase 300 assassinatos por mês em 2012. O índice é mais alarmante na Capital: Fortaleza concentra 45,8% dos homicídios, segundo dados da Secretaria de Segurança Publica e Cidadania no Ceará (SSPDS). Somente em junho foram registrados 121 crimes deste tipo em Fortaleza, já no mesmo período desde ano, 160 homicídios foram contabilizados nos outros 183 municípios do Estado.


Além de Fortaleza, os municípios que mais concentram homicídios no Ceará são Juazeiro do Norte (95), Caucaia (84) e Maracanaú (59). Já na Capital, o bairro Jangurussu/Conjunto Palmeiras lidera os casos. O Jangadeiro Online entrou em contato com a Divisão de Homicídios para buscar explicações para a alta taxa de crimes, mas as ligações não foram atendidas.




Concentração em Fortaleza

Com a exceção do mês de fevereiro, os homicídios em todo no Ceará sempre superam a média de 250 por mês. Para o professor especialista em segurança pública, Vasco Furtado, essa concentração já era um fenômeno esperado, apesar de achar que esses números estão bem altos.

Furtado acredita que a melhor forma de reduzir essa grande quantidade de assassinatos em Fortaleza é fazer um balanço para identificar as motivações mais comuns que provocam esses crimes. ”Não existe uma solução mágica, mas cada homicídio desse tem uma história diferente. É preciso que exista uma maior especificação para desenvolver políticas que amenizem essa concentração”, diz.

Fonte: Jangadeiro on line

Nenhum comentário: