24 de fevereiro de 2011

GRANADA EXPLODE E DEIXA HOMEM FERIDO.

Artefato militar foi encontrado em um terreno, na Barra do Ceará, e acabou sendo detonado pela vítima

Um homem perdeu dois dedos após detonar acidentalmente uma granada, ontem pela manhã, na Rua Ítalo, Barra do Ceará. Francisco Ferreira de Sousa, 65, manuseou o objeto na frente de sua casa e acabou causando a explosão.
Segundo familiares, o idoso perdeu dois dedos - o polegar e o indicador - da mão esquerda e sofreu ferimentos na barriga. "Ele foi socorrido para o hospital e talvez tenha que amputar a mão", disse o filho mais velho, Francisco José de Sousa.

Foi Francisco José quem encontrou o artefato, no terreno de um imóvel em obras naquele mesmo bairro. "Estava em dois pedaços. Peguei, olhei, entreguei na mão de um amigo que também olhou e jogou novamente no chão. Depois uma criança foi até lá e pegou a granada, e a entregou ao meu pai", disse o filho da vítima.O idoso estava sentado em uma cadeira na porta de sua residência, com uma neta no colo. Assim que colocou a criança no chão, começou a manipular o explosivo e o acidente aconteceu. Francisco Ferreira foi socorrido por uma ambulância do Samu para a unidade central do Instituto José Frota (IJF), onde permanece internado. Policiais militares e civis foram acionados ao local e uma equipe do Grupo Anti-Bombas do Gate recolheu o artefato. Os moradores do bairro foram orientados pelos policiais sobre como proceder ao encontrarem este tipo de objeto. "Ele explicaram que o risco de explosão é muito grande. Disseram que se a gente encontrar outra dessas tem que chamar logo a Polícia, sem mexer", contou Francisco José.
O comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), do Batalhão de Polícia de Choque, capitão Antônio Cavalcante, afirmou que a granada é antiga, modelo M-09, das Forças Armadas, e que pode ter sido desviada. Segundo ele, a parte que explodiu e causou ferimentos graves na vítima foi apenas a espoleta.

"Se realmente fosse a granada completa, seria uma tragédia. Quem estivesse num raio de dez metros certamente morreria", afirmou o militar. Segundo o oficial, a granada estava aos pedaços, separados o ´capacete´ e a espoleta. "Quando ele puxou o pino, a espoleta explodiu".
Fonte: DN

Nenhum comentário: